USO DE MEDICAMENTOS
Os antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos antitérmicos que possuem o AAS na sua composição, interferem nos testes de coagulação do sangue, além de mascarar algumas infecções. A dipirona deve ser evitada, já que pode diminuir os índices de creatinina e aumentar os valores das enzimas hepáticas.
Portanto, quaisquer que sejam os medicamentos que esteja em uso, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em consideração na avaliação do resultado.
Fumo
O fumo pode provocar resultados equivocados em algumas dosagens como Lipase, amilase, colesterol, glicose, hemoglobina, etc. além de afetar a absorção gástrica no teste de tolerância a glicose.
Álcool
É Recomendável a abstinência por pelo menos 72 horas. A ingestão de álcool produz mudanças na composição dos líquidos corporais. A depender da quantidade ingerida e do tempo transcorrido até a coleta da amostra, poderá alterar os valores de fosfatase alcalina, TGO e TGP, GGT, Glicose, Triglicérides, Ácido Úrico e lactato. Uma dose de Uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera do exame, é suficiente para elevar os níveis dos triglicerídeos consideravelmente falseando o resultado. Por isso, o ideal, é antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.
Gripe ou febre
Existe um certo receio por parte dos pacientes, realizarem os seus exames, por estarem com gripe ou febre, porém, alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstancias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, consequentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.